Melhor Escola, Melhor Futuro!

Nossa História

8

No bairro do Parque Edu Chaves faltava uma escola arrojada, conectada com as novas metodologias e tecnologia.

A experiência da nossa diretora lhe mostrou que havia dois modelos dos quais queria fugir: aquelas que se dedicam a cuidar das crianças como babás e aquelas que aceleram os conteúdos escolarizados sem considerar o desenvolvimento e a faixa etária dos alunos.

Uma outra idéia que a instigava era a possibilidade de incluir o diferente. Darléia, com sua bagagem de educadora, juntou-se a seu esposo Renato, a seu irmão Dalton e sua cunhada Valéria, com larga experiência administrativa, e concebeu a escola que reunia seus ideais de educação: o Instituto de Educação Nossa Senhora das Graças.

Ofereceram inicialmente, no ano de 2000, a Educação Infantil em um prédio construído para ser escola e não uma casa adaptada. Logo no segundo ano de atuação, já se deu inicio aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A procura por um modelo pedagógico eficiente é incessante: viabiliza-se frequentemente cursos de atualização aos docentes, fazem-se parcerias com empresas educacionais, estudam-se modelos teóricos dos mais variados, buscando trazer para o INGRA educação de qualidade.

Em 2004, instalaram-se os Anos Finais do Ensino Fundamental e em 2005 uma ampliação nas dependências trouxe novos ambientes mais adequados ao público adolescente: laboratórios de Ciência e de Informática, sala multiuso e biblioteca, em 2008 inaugurou-se a quadra poliesportiva impulsionando a prática esportiva ao INGRA.

Coroando o sucesso educacional inaugurou-se em 2009 um novo prédio da Educação Infantil com instalações mais adequadas para realização da proposta pedagógica inovadora, com cozinha experimental e espaço dedicado a cultura do movimento.

Com um material didático envolvente, que valoriza a leitura e a escrita, temas transversais e interdisciplinaridade, nosso professor compartilha seu saber pedagógico fazendo com que os alunos participem ativamente das aulas, multiplicando seu repertório cultural e somando conhecimentos.

Em 2011 foi implantado o Ensino Médio, completando assim todas as séries. O INGRA é uma escola de tradição e modernidade, onde nossos alunos brincam , aprendem, adquirem informação e conhecimento com disciplina e liberdade.

Nossa escola faz diferença
Os componentes curriculares são apresentados com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, curiosidade, iniciativa e independência do educando. .